domingo, 13 de dezembro de 2009

Caos Humano e Gentileza Urbana

Todo Encontro é temático. Sua temática está sempre ligada à cidade sede. Neste evento, a temática se chama: Caos Humano e Gentileza Urbana. Com essa frase síntese, a temática pretende discutir com os participantes do evento, melhorias para a vida nas grandes cidades, com o foco na cidade do Rio de Janeiro. No evento, a temática relaciona a arquitetura e o urbanismo, ao ambiente coletivo urbano. Falando sobre a própria relação dos cidadãos com a cidade, e como as mínimas atitudes do sujeito interferem no ambiente coletivo urbano. A partir desse ponto de vista coletivo, com o foco no cidadão, o encontro pretende discutir problemas e soluções para a capital carioca sobre questões como: Habitação, Transporte, Preservação de Patrimônio Histórico, Preservação Ambiental e Sustentabilidade da cidade.

Portanto o encontro visa uma reflexão da maneira em que hoje os cidadãos enxergam sua relação com a cidade, seu pertencimento dentro do meio urbano, para que se perceba onde na própria arquitetura e no urbanismo são influenciados por essa maneira de ser dos cidadãos com sua cidade.

O tema além de discutir a cidadania e a cidade, pretende também focar atenções na própria relação entre os cidadãos. Para que possamos ter uma cidade melhor, a partir de uma relação mais humana entre as próprias pessoas que habitam o ambiente coletivo. Logo é com esse olhar coletivo e humano que o encontro pretende conduzir suas discussões e palestras, fazendo da reflexão sobre a relação entre os humanos e a cidade o próprio motivo do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário